Será que sabemos usar a Internet?

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

casamentos e eventos


“Projeto informatizando a melhor idade”



Introdução

No mundo atual, o número de pessoas na terceira idade vem aumentando de forma bastante acelerada. Esta realidade aponta para os desafios emergentes no sentido da construção de uma "sociedade para todas as idades", assunto este de preocupação de várias instituições e segmentos sociais. O medo, a ausência de conteúdos específicos, a escassez de recursos financeiros, a falta de conhecimentos ou a inadequação do equipamento são algumas das justificativas que levam a maioria dos idosos a evitar o uso do computador e, em particular, da Internet.

A maioria dos idosos já está aposentada e as pesquisas têm mostrado que muitos deles retornam à atividade profissional através do conhecimento da informática. Além disso, a computação e a Internet proporcionam cultura, muito entretenimento e estimulam a sociabilização, tornando-se um paliativo para a solidão.

Objetivos

O projeto tem como objetivo principal auxiliar os cidadãos com mais de 55 anos, no uso e manipulação dos recursos do computador, contribuindo para a construção de sólidos conceitos de participação ativa e democrática, a fim de aumentar a sua contribuição social e ampliar a sua atuação enquanto cidadão. Como objetivos específicos, o projeto tem como proposta:

- valorizar a participação dos idosos nas trocas e relações promovidas pelos encontros durante o aprendizado de Informática;

- possibilitar aos idosos a oportunidade de manter contatos com outras pessoas, mesmo que de maneira virtual, buscando ampliar seus horizontes e expectativas,

- capacitar os idosos a utilizar os computadores no seu dia-a-dia, trocar correspondência eletrônica e utilizar recursos de comunicação instantânea;

- levá-los a conhecer a Internet como fonte de pesquisa e curiosidades,

- tornar o ambiente das aulas de Informática para idosos um centro vivo de formação, informação, cultura e entretenimento.

Metodologia

Os conteúdos serão trabalhados através de aulas expositivas e, num segundo momento, os alunos ficaram livres para aplicarem o conhecimento adquirido, em atividades de seu interesse, com o auxílio do monitor. Serão realizadas provas ou testes de apreensão do conhecimento e também avaliar o nível de interesse dos participantes, com o objetivo de buscar as causas de falhas no processo de desenvolvimento do projeto, a fim de aperfeiçoá-lo.

Avaliação

Esperamos que curso seja bem sucedido, uma vez que será possível transmitir conhecimentos básicos de informática para os participantes que, em sua grande maioria, nunca haviam tido contato com um computador, e apresentarão dificuldades no manuseio do mouse e do teclado. Além disso, o curso permitirá ao participante da terceira idade uma maior integração social.

domingo, 4 de setembro de 2011

Cooperação e interação na rede


Na atual sociedade, que tem como característica o uso das novas tecnologias de informação e comunicação, está enfrentando fortes mudanças, que estão reestruturando modos de produção e de trabalho. Neste contexto, podemos nos tornar escravos da tecnologia ou aproveita-la como recurso para a construção da identidade do sujeito. Promover o acesso a computadores e Internet para a população menos favorecida pode ser um dos desafios, mas construir uma rede onde haja cooperação e interação entre esses diversos atores é tomado como a principal questão.

Algumas formas aproveitáveis de usar a rede:

para expandir as oportunidades econômicas e criação de empregos;

· pesquisas rápidas e informações atualizadas;

melhorar os governos aumentando sua transparência e eficiência na entrega de benefícios e serviços sociais;

promover trocas eficientes de conhecimento e processos de aprendizagem para enfrentar atividades complexas de desenvolvimento em um ambiente com mudanças rápidas;

· diminuir as diferenças sociais, pois uma pessoa mais informatizada terá maiores oportunidades de trabalho;

Melhor blog na minha opinião


Como reparei a maioria das mulheres opininaram sobre o blog "Alma de Educador", que traz diversas matérias referentes a educação, pedagogia e vários temas voltados para o assunto.
Eu iria também escolher este, mas como sou homem e a próxima Copa do Mundo será no Brasil, portanto, escolhi o que fala da história das copas do mundo, com todas as edições, todos os países sede, todos os campeões, quais foram os artilheiros, os melhores jogadores, como ficarão os estádios e logicamente os campeões.

http://bloggerdacopanobrasil.blogspot.com/

É isso aí Brasil, rumo ao Hepta.


O que realmente é a Wikipédia?

Wikipédia é uma coleção de muitas páginas interligadas e cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa. O que torna bastante prático, a reedição e futuras visitas.

Este site é um trabalho colaborativo na Web, em constante expansão e aprimoramento, com os leitores criando páginas acerca de seus interesses, comentando páginas antigas, propondo páginas novas etc. É de suma importância que as pessoas tenham total respeito por este trabalho, tendo em vista sua abrangência. Há várias ferramentas Wiki à nossa disposição.

Uma característica notável das ferramentas Wiki é a facilidade de edição e a possibilidade de criação de textos de forma coletiva e livre, assim sendo:

  • Não há um limite de tamanho;
  • Pode (e deve) incluir ligações entre os artigos;
  • Seu conteúdo é dinâmico e atualizado continuamente por muitos usuários.

Apesar de reunir vários assuntos ao mesmo tempo, antes de se fazer uma pesquisa aprofundada, temos que explicar ao aluno o que a Wikipédia não é:

O que a Wikipédia não é

A Wikipédia não é uma enciclopédia impressa

A Wikipédia não é uma fonte primária de dados

A Wikipédia não é um dicionário

A Wikipédia não é um forúm de discussões

A Wikipédia não é um diretório de ligações externas

A Wikipédia não é um blog, flog, rede social ou similar

A Wikipédia não é um guia ou manual

A Wikipédia não é uma bola de cristal

A Wikipédia não é um repositório desordenado de informações

A Wikipédia não é um consultório médico

A Wikipédia não tem conteúdo reservado

A Wikipédia não é censurada

A Wikipédia não é revista científica, nem introduz novos conceitos

A Wikipédia não é um campo de batalha

A Wikipédia não é uma anarquia

A Wikipédia não é constituída por um sistema político

A Wikipédia não é uma sociedade secreta

Fonte: a própria Wikipédia.

Dicas de como navegar com segurança na Net

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

Introdução

Quando você sai de casa, certamente toma alguns cuidados para se proteger de assaltos e outros perigos existentes nas ruas. Na internet, é igualmente importante colocar em prática alguns procedimentos de segurança, já que golpes, espionagem e roubo de arquivos ou senhas são apenas alguns dos problemas que as pessoas podem ter. É para ajudá-lo a lidar com isso que o InfoWester apresenta a seguir quinze dicas importantes para você manter sua segurança na internet e em seu computador.

1- Saia usando logout, sair ou equivalente

Ao acessar seu e-mail, sua conta em um site de comércio eletrônico, sua página no Orkut, ou qualquer outro serviço, quando sair clique em um botão logoff, sair ou desconectar.

2- Crie senhas difíceis de serem descobertas

Não utilize senhas fáceis de serem descobertas, como nome de parentes, data de aniversario, placa de carro etc. De preferência a sequencias que misturam letras e números.

3- Mude de senha periodicamente

Além de criar senhas difíceis de serem descobertas, é essencial mudá-las periodicamente, a cada três meses.

4- Use navegadores atuais

Usar navegadores atuais garante não só que você consiga acessar tecnologias novas para a internet, mas também conte com recursos de segurança.

5- Cuidado com os downloads

Se você usa programas de compartilhamento ou costuma obter arquivos de sites especializados em download, fique atento ao que baixar.

6- Atente-se ao usar Windows Live Messenger, Google Talk, Yahoo! Messenger, entre outros

É comum encontrar vírus que exploram serviços de mensagens instantâneas. Essas pragas são capazes de durante uma conversa, emitir mensagens automáticas com links para vírus ou outro programa malicioso.

7- Cuidado com e-mails falsos.

Recebeu um e-mail dizendo que você tem uma dívida com uma empresa de telefonia ou afirmando que um de seus documentos está ilegal, ou que ira receber um premio milionário. Na duvida, entre em contato com a empresa cujo nome foi envolvido no e-mail.

8- Evite sites de conteúdo duvidosos.

Muitos sites contem em suas paginas scripts capazes de explorar falhas do navegador. Por isso, evite navegar em sites pornográficos, de conteúdo hacker ou que tenham qualquer conteúdo duvidoso.

9- Cuidado com anexos de e-mail

Essa é uma das instruções mais antigas, mesmo assim, o e-mail ainda é uma das principais formas de disseminação de malwares. Tome cuidado ao receber mensagens que te pedem para abrir o arquivo anexo, mesmo quando estiver esperando recebe-lo de alguém.

10- Atualize seu antivírus

Muita gente pensa que basta instalar um antivírus para o seu computador estar protegido, mas não é bem assim. É necessário atualiza-lo regularmente, do contrario, o antivírus não saberá da existência de vírus novos.

11- Cuidado ao fazer compras na internet ou usar sites de bancos

Fazer compras é uma grande comodidade, mas só faça em sites de vendas reconhecidos. Caso esteja interessado em um produto vendido em um site desconhecido, faça uma pesquisa na internet para descobrir se existe reclamações contra a empresa. Uma boa opção é o site “Reclame Aqui”

12- Atualize seu sistema operacional

O Windows é o sistema mais usado no mundo e quando uma falha de segurança é descoberta nele, uma serie de pragas digitais podem ser desenvolvidas para explora-la. Por isso, sempre o mantenha atualizado.

13- Não responda a ameaças, provocações ou intimidações.

Se você receber ameaças, provocações, intimidações ou qualquer coisa parecida pela internet, evite responder. Além de evitar mais aborrecimentos, essa pratica impede que o autor obtenha informações importantes sobre você.

14- Não revele informações importantes

Em sites de bate-papo (chat), no Orkut ou Twitter, pode haver um desconhecido se passando por um amigo, tendo assim, acesso as suas informações, evite dar detalhes da escola, faculdade que estuda, do lugar onde você trabalha e principalmente de onde você mora.

15- Cuidado ao fazer cadastros

Muitos sites exigem que você faça cadastro para usufruir de seus serviços, mas isso pode ser uma cilada. Ora, se um site pede o numero do seu cartão de credito sem ao menos ser uma pagina de vendas, as chances de se tratar de um golpe são grandes.

Por isso, antes de se cadastrar em sites, faça uma pesquisa na internet para verificar se aquele endereço tem registro de alguma atividade ilegal.

Finalizando

Se proteger no “mundo virtual” pode ser um pouco trabalhoso, mas é importante para evitar transtornos maiores. A maioria dos golpes e das ciladas pode ser evitada se o usuário estiver atento, por isso é recomendável praticar as dicas mencionadas neste artigo.